sábado, 16 de setembro de 2023

Prefeitura inicia construção de mais um ecoponto no Tambaú

A construção de ecoponto no Tambaú visa ampliar a oferta de serviços para o descarte regular de lixo para a população.


FOTO: AMANDA ARAUJO

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semap), iniciou nesta sexta-feira (15) a construção de um segundo ecoponto no Tambaú, em uma área localizada na Avenida 05 do bairro. A iniciativa visa ampliar a oferta do descarte regular de lixo para a população.

O ponto de coleta seletiva, que possui uma extensão de 660 m², contará com um pátio central para o descarregamento dos entulhos, quatro barras de separação de resíduos, além de um centro administrativo. A previsão de entrega da obra é dezembro do ano em curso.

Em breve, a unidade, que será de uso exclusivo dos moradores de Paço do Lumiar, receberá entulhos, itens recicláveis, eletrônicos, móveis, pneus, materiais de construção civil, entre outros resíduos sólidos. Com a instalação deste local, que é o segundo da gestão azevedista, a Semap vai diminuir gastos com a limpeza urbana, uma vez que era necessário fazer, diariamente, a retirada de três carradas de materiais do terreno.

"Trabalhamos arduamente para finalizar esses pontos estacionários de lixo. Aqui, era bastante problemático para a gestão, onde tinha vários gastos para a limpeza do terreno. A prefeitura limpava, mas os moradores sujavam novamente. Através de uma compensação ambiental de uma empresa que presta serviços para a administração do município, uma forma de mitigar os impactos gerados no meio ambiente, eles estão compensando com a construção do ecoponto aqui na região do Tambaú, beneficiando todas as áreas do entorno", comenta Alberlucia Mendes, titular da pasta.

Iracimar Passos, moradora da localidade, comemorou a implantação do ecoponto onde mora. "Quando eu passava por este local, sentia tanta tristeza ao ver o quanto o ser humano maltratava o meio ambiente. Agora, ao vê-los trabalhando aqui hoje, senti uma alegria enorme; foi um dia de ganho, de gratidão mesmo, pois simplesmente amo a natureza. O trabalho que vocês estão fazendo é sensacional. É super gratificante ter um uma estação de coleta responsável no meu bairro", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário