quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Francimar Jacintho se reúne com vereadores para apresentar propostas da sua gestão à frente da Câmara de São José de Ribamar

Na manhã desta segunda-feira (11/01), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) realizou um encontro informal com os vereadores que foram empossados para a 19ª Legislatura (2021-2024) com o intuito de recepcioná-los, apresentar as diretorias e outros setores da Casa e esclarecer dúvidas para que os parlamentares organizem seus gabinetes para o exercício do novo mandato.



Durante o evento, responsáveis pelas áreas técnicas deram informações básicas sobre as funções de cada setor. Os novatos também puderam conhecer o Plenário Aldenor Pereira Nojosa, onde são votados os projetos de lei e outras proposições antes do envio ao prefeito para sanção ou veto.

O encontro também serviu para a presidente Francimar Jacintho (PL) falar sobre o andamento do trabalho legislativo e a forma como pretende conduzir a Casa de Leis em seu mandato para o biênio 2021-2022.

A iniciativa reforça o compromisso de Francimar em estar aberto ao diálogo com os colegas de vereança. Além de recepcioná-los, apresentar as diretorias e outros setores da Casa, a chefe do legislativo ribamarense apresentou algumas propostas para sua gestão à frente da Casa.

“Aprendi que a coisa pública deve ser administrado com responsabilidade, transparência tendo como pauta a legalidade, o que me move a tentar realizar uma administração modelo, nunca vista na Câmara de São José de Ribamar, que terá a missão precípua de aproximar os vereadores da sociedade e vice-versa, sempre respeitando os princípios legais”, destacou.

Francimar falou que sua gestão vai priorizar a transparência dos atos do Legislativo, valorização do servidor e uma legislatura mais sintonizada com os anseios da sociedade. Além disso, demonstrou preocupação com a economia nos gastos públicos e afirmou que os atos serão decididos pela Mesa Diretora em conjunto com todos os vereadores.



VISTORIA NA SAÚDE

Mais cedo, antes do encontro, juntamente com os membros do Executivo, os parlamentares formaram uma comitiva e realizaram uma vistoria no Hospital Municipal e Maternidade Municipal.

Durante a vistoria, os vereadores constataram descaso na Saúde. No Hospital Municipal, a falta infraestrutura é um dos principais problemas. O telhado está comprometido com infiltrações e goteiras, o que causa alagamentos nos setores de enfermagem.

Também foi diagnosticado que cinco enfermarias estão interditadas e a unidade de saúde não possui rede de oxigênio. Quando um paciente necessita, os funcionários improvisam o atendimento com balas de oxigênio. Além disso, médicos e enfermeiros enfrentam dificuldades para descansar nos intervalos dos plantões porque não há estrutura nas salas de repouso.

Outra reclamação dos pacientes e funcionários é que uma unidade de terapia semi-intensiva foi inaugurada em gestões anteriores, mas nunca funcionou. O hospital é equipado apenas com uma ambulância, o que dificulta atendimentos de urgência.

Para a presidente Francimar Jacintho (PL), a situação do hospital é delicada, mas o Legislativo estará fiscalizando para propor melhorias. “Muitos problemas foram encontrados e a unidade não está adequada para atender os pacientes com a eficiência necessária. Junto ao Executivo, vamos sugerir melhorias e fiscalizar o que será feito a partir de agora”, disse.

Na maternidade, uma ala inteira reformada recentemente não está sendo utilizada porque alaga quando chove e não há estrutura para permanência de mães em trabalho de parto. Apenas um posto de enfermagem funciona no local, sendo que a unidade possui dois postos.

TESTE PARA COVID-19

Após a extensa agenda de trabalho, os vereadores se dirigiram à sede do Legislativo ribamarense onde participaram da primeira etapa de testes para diagnóstico da Covid-19. Os testes foram realizados em vereadores e servidores.

Os exames foram realizados pela Secretaria de Saúde do município e foi utilizado o método PCR, exame genético para detecção de coronavírus desde os primeiros dias de infecção.

Do blog Isaías Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário