quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Eleição da FAMEM movimenta os bastidores da política do MA; veja

Elarnio e Gentil registraram na tarde desta quarta-feira (6) suas respectivas a chapas!
Erlanio e Gentil

A eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão ― FAMEM, acontecerá no próximo dia 14 de janeiro, até lá os olhos da classe política do Maranhão estarão voltados para esse pleito.

Duas candidaturas estão a disposição dos prefeitos filiados regularmente na entidade. O atual presidente, o prefeito Erlanio Xavier (PDT), já anunciou que vai a reeleição. Por trás dos seu nome, está o senador Weverton Rocha que tem trabalhado de maneira discreta, auxiliando seu aliado.

Segundo Erlanio, em entrevista, afirmou que conta com o apoio de mais de 120 prefeitos, dos  217  do estado. Na sua chapa denominada ''Salvio Dino: municipalismo na prática'', o vice será o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio que não seguirá a orientação do seu Partido Progressista.

Por outro lado, o prefeito Fabio Gentil (Republicanos) se habilitou com a chapa ''Municipalização é para todos'' que tem como vice o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles (PL).

Segundo os bastidores, os padrinhos dessa chapa são exatamente o vice-governador Carlos Brandão, do mesmo partido de Gentil, e o deputado Josimar de Maranhãozinho, patrono do Partido Liberal, na qual fica com a vice e tesouraria da entidade, caso saiam vitoriosos.

Em uma entrevista Erlanio Xavier deu seu recado:

“A nossa candidatura é a candidatura dos prefeitos e das prefeitas, é uma candidatura municipalista, não é uma candidatura de partidos e nem de líder político. Meu líder político é o presidente do meu partido, o senador Weverton Rocha, só que o senador Weverton está de férias, mas outros como Josimar do Maranhãozinho, o vice-governador Carlos Brandão, estão aí fazendo campanha. Eu quero só lembrar a eles, que a campanha da FAMEM, é uma campanha dos prefeitos, a campanha da Câmara quem trata são os deputados federais, a campanha da Assembleia são os deputados estaduais, então deixem que os prefeitos escolham seus candidatos. O vice-governador que acabou de assumir o governo, poderia nesse momento tá cuidando do Maranhão, tá rodando nosso estado, e não está chamando prefeito no Palácio dos Leões. Vamos cuidar do Estado vice-governador”, afirmou.

A chapa ''Salvio Dino: municipalismo na prática'' conta com apoios da ampla maioria dos prefeitos de grande cidades, como Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz e Tuntum.

Já a chapa ''Municipalização é para todos'' tem o apoio dos prefeitos de Santa Rita, Rosário, Palmerândia e Santa Inês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário