sábado, 12 de setembro de 2020

Prefeitura de Paço do Lumiar leva serviços em saúde para comunidade da Vila Nazaré.

Nesta sexta-feira (11), a SEMUS levou diversos serviços em saúde para atender moradores durante a ação social na Vila Nazaré, bairro residencial de Paço do Lumiar.  A ação foi solicitada como forma de parceria pela Igreja Adventista do Sétimo dia Vila Nazaré (setor Dorcas), que cedeu as dependências do templo para oferta dos serviços.

Uma grande quantidade de pessoas, sempre respeitadas as normas de biossegurança devido a pandemia puderam se consultar com clínico geral, obter o receituário e ainda iniciar de pronto seu tratamento recebendo os medicamentos disponíveis. Ainda foi possível a quem participou da ação, fazer exames preventivos, receber orientação especializada, iniciar atendimentos odontológico e ser encaminhado para continuar o tratamento no centro de especialidades. 

Segundo a coordenadora de Atenção Básica do Município, Equilma Gonçalves, este tipo de ação atende demanda espontânea de problemas e agravos de saúde que podem ser até mesmo antecipados pelo profissional da área médica.

“Muitas pessoas que nos procuram nessas ações, tem a resolução do problema aqui mesmo, ou ainda, é orientado pelo médico a iniciar tratamento ou mesmo adotar condutas e hábitos que vão impactar na melhoria da sua condição de saúde. Um exemplo prático disto, por exemplo, é a checagem de taxas e peso para pessoas com diabetes”, explica a coordenadora, alertando que algumas pessoas nem mesmo tem conhecimento desta sua condição.

Outro ponto enfatizado pela subsecretária de Saúde do Município, Aline Teixeira, é a importância das ações no campo social, além da questão saúde neste tipo de parceria e ação, já que antecipa a procura ou diminui o deslocamento e tempo de espera pelos serviços ofertados. 

“Os vários tipos de atendimento feitos aqui, demonstram a preocupação da gestão da saúde em levar estes atendimentos cada vez mais próximo de quem precisa sem esperar a procura. É importante notar que isso tem um reflexo muito grande na ponta, ou seja em nossos consultórios onde estes serviços também estão disponíveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário