terça-feira, 28 de abril de 2020

Covid-19! Governo do Maranhão tenta enganar população com gráficos manipulados

Do blog Gilberto Léda

O Governo do Maranhão tem utilizado um gráfico manipulado para ludibriar a opinião pública e fazer parecer que entregou mais leitos de UTI do que os efetivamente ativados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Numa coletiva na manhã de ontem (27) – e após uma série de críticas por fazer propaganda de novos leitos enquanto pessoas morrem sem conseguir vagas que, em tese, estariam livres (veja mais aqui e aqui) – o governador Flávio Dino (PCdoB) apresentou os dados: no início da pandemia, 132 leitos de UTI exclusivos de Covid-19 em todo o estado, depois 193.
São 63 leitos a mais, mas o gráfico apontando as novas unidades (em azul) faz parecer que o sistema de saúde estadual mais que dobrou o número de vagas.
A distorção é ainda mais visível quando analisados os dados da capital e do interior separadamente. [veja a imagem abaixo]
Na Região Metropolitana de São Luís, havia 80 leitos de UTI, agora são 112. Ou seja: 32 a mais. Mas, de acordo com o gráfico acima, aparentemente o governo teria triplicado ou quadruplicado.
O mesmo ocorre com os número do interior: de 52 para 81. Pelo gráfico, entretanto, seriam mais de 100.
Se quer mesmo o apoio da população como tem alardeado, seria bom o Governo do Maranhão tratar o maranhense com mais respeito e transparência ao lidar com dados dessa crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário