segunda-feira, 15 de julho de 2019

POLÊMICA! SAMU de Paço do Lumiar continua um caos

Samu de Paço do Lumiar continua na UTI. Não tem equipamentos, ambulâncias funcionam na precariedade. Apesar das denúncias, o prefeito Dutra desdenha da população e afirma que o serviço já melhorou 90%.



Apesar da alta densidade populacional, com pouco mais de 120 mil habitantes, o município de Paço do Lumiar sofre com a carência de serviços públicos de saúde. As unidades básicas de saúde que deveriam fazer o atendimento de prevenção funcionam de forma precária e ineficiente. Não diferente está o Serviço de Antedimento Móvel de Urgência (SAMU), que conta com 5 ambulâncias, mas apenas 2 atendem a população. A maioria das unidades moveis encontram-se sucateadas e desprovidas de equipamentos para que os socorristas possam fazer os primeiros atendimentos. 

No patio do Samu o descarte de lixo hospitalar é feito de forma irregular, não há higienização correto dos equipamentos, pois a empresa que fazia a esterilização deixou de fazer o serviço.

Com o caos que vive o Samu de Paço do Lumiar, os serviços das unidades de São Luis e São José de Ribamar ficam sobrecarregados. Insatisfeitos e sem poder atender a população, os profissionais reclamam da ausência da prefeitura de Paço do Lumiar, administrada pelo prefeito Dutra, que mantêm o serviço.


Por falta de equipamentos, em abril deste ano uma pessoa morreu. De acordo com  registro do boletim de ocorrência feito pelo médico do Samu,  relata que ''o monitor cardio/versor cardíaco, o respirador  não funcionaram sendo o atendimento fora do protocolo estabelecido, resultando em complicações ao paciente que veio a óbito''.



Em outro boletim de ocorrência, o enfermeiro denúncia a falta de equipamentos básicos para o atendimento de pacientes. Até os rádios comunicadores foram retirados dos veículos pois a empresa que fornece os equipamentos está há 7 meses sem receber pagamentos.  

Mesmo com as vastas denúncias o prefeito Dutra desdenha da população. Em uma das paginas (oficial) da prefeitura, afirma que o serviço do Samu de Paço do Lumiar já melhorou 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário