Imagem reprodução Nelma Sarney e José Joaquim |
Na quarta-feira (4) será realizado a eleição do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) que reuni dois nomes como candidatos, que ganharam polaridade e ênfase no noticiário maranhense; José Joaquim Figueiredo dos Anjos e Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa ambos desembargadores.
Nos corredores do TJ-MA é evidente o clima de tensão por conta da eleição. José Joaquim e Nelma Sarney disputam os votos de três colegas indecisos.
Nelma por ser a membro mais antigo entre os magistrados tem uma candidatura natural e simbolicamente representa o nome da família Sarney é tida com uma magistrada tranquila e serena, porém nos últimos dias o desembargador José Joaquim colocou seu nome na disputa do pleito, de acordo com informações ele recebeu incentivo dos Leões para participar da eleição sendo tecnicamente candidato do governador Flávio Dino o que acirrou d disputa causando uma guerra silenciosa.
Ambos tem 12 votos fechados, cada, e aguardam a tomada de decisão de três desembargadores: João Santana, Marcelino Ewerton e Raimundo Melo.
O Rito:
A eleição está marcada para ter início às 9 horas, a cúpula composta de presidente, vice-presidente. O Regimento Interno do TJ-MA estabelece quórum de dois terços dos membros do tribunal para a eleição, ou seja, presença de pelo menos 18 dos atuais 27 desembargadores da Corte. Será considerado eleito o desembargador que obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes na respectiva eleição.
Caso os indecisos não compareçam à sessão administrativa, e nenhum dos desembargadores elegíveis obtiver a maioria absoluta, haverá nova eleição. Em caso de empate, será feita mais uma votação e, persistindo o empate, será considerado eleito o mais antigo, o que favorece Nelma.
Juntamente á eleição da presidência do TJ, vai acontecer a eleição para a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Maranhão, com o nome de Marcelo Carvalho como favorito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário